A Qualcomm parece ter iniciado a etapa de testes de sua nova geração de processadores para PC. Supostamente chamado de “Projeto Glymur”, o hardware teve seus primeiros detalhes revelados em um vazamento divulgado nesta segunda-feira (30) pelo WinFuture.
Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, a empresa começou a desenvolver um processador com número de modelo “SC8480XP”, que parece ser a sequência do “SC8380XP” — utilizado para se referir ao Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus. A nova geração dos processadores é, no momento, chamada de “Snapdragon X2 Elite”.
A nomenclatura ainda deve sofrer mudanças antes do lançamento oficial dos processadores, mas a existência número de modelo vazado sugere que a fabricante já está realizando testes com a próxima geração de chips para notebooks com Windows em Arm. Os experimentos teriam começado entre julho e agosto, segundo os vazadores.
Fontes afirmam também que os novos processadores ainda estão no estágio inicial dos testes, experimentando diferentes configurações de memória e componentes. Dada a fase prematura do desenvolvimento, ainda é muito cedo para deduzir as velocidades de clock, quantidades de núcleos, litografia e outras especificações da CPU.
Vazamentos anteriores indicam que a Qualcomm planeja introduzir o “Snapdragon X2” em meados de 2025, com uma terceira geração do hardware prevista para 2027.
Os informantes afirmam também que, para fechar a geração atual, a fabricante lançará uma última variante do Snapdragon X Plus, que será a mais básica de toda a linha. As especificações ainda são um mistério, porém esse modelo deve ajudar a popularizar os notebooks equipados com Windows em Arm, acirrando a disputa com a AMD e Intel.
O Snapdragon X Elite é atualmente o processador mais veloz da linha de hardware para PC da Qualcomm. Disponível em quatro modelos com CPU de 12 núcleos com clock máximo de até 4,3 GHz, ele já pode ser encontrado a bordo de notebooks como o ASUS Vivobook S 15, que já está disponível no Brasil com preço sugerido de R$ 12.999.
コメント